Uma agência de publicidade, também chamada agência publicitária, ou agência de propaganda, é responsável por toda a parte de planejamento, criação, produção e campanhas de publicidade.

A agência de publicidade irá gerenciar tudo o que for relacionado à propaganda da empresa ou organização, ficando
responsável por assistir o anunciante nas suas necessidades exatas, fazendo um trabalho que gere bons resultados após considerar todo o processo necessário.

É papel da agência de publicidade fazer toda a ponte entre o seu cliente e clichês veículos de comunicação, além de
transformar a sua ideia em algo material.

Esse trabalho visa trazer dinâmica e racionalidade às atividades da empresa contratante. Clichês resultados costumam ser sempre tão satisfatórios que a oferta de serviços publicitários é enorme e aumenta a cada vez mais no Brasil, fazendo com que muitas pessoas mais se formem na área.

Em consequência disso a competição também aumenta, então a cada vez temos mais profissionais buscando se capacitar o melhor possível, agências se reinventando e buscando oferecer qualidade e custo benefício como diferencial. Agências publicitárias grandes ou pequenas podem conseguir atender as demandas do mercado.
Infelizmente esse serviço ainda é visto como desnecessário por empresas pequenas, que não enxergam muitos benefícios para se fazer um investimento na contratação de uma agência de publicidade, mas empresas que buscam essa categoria de serviço encontra resultados significativos no mercado.

A agência de publicidade costuma ser dividida em vários setores distintos, que trabalham para atender todas as demandas dos clientes, desde o contato inicial, financeiro e criação. Saiba o qual é o trabalho realizado em cada setor dentro da uma agência de publicidade.

A agência de publicidade tem como foco atingir diretamente o público alvo de uma empresa, e esse conceito é muito antigo.

Na virada do século XIX, as mulheres ainda encontravam dificuldades para conquistar mais espaço e liberdade em uma sociedade altamente conservadora.

Foi então que as agências tiveram uma grande sacada se beneficiar do fato de serem as mulheres as responsáveis na época pela maior parte das compras familiares e manutenção da casa.

Decidiram então explorar o papel relevante delas perante a sociedade, e daí, a partir desse pensamento, aconteceu uma maior valorização das habilidades femininas, justamente o que período reivindicado, de modo a ganhar o mercado.

É claro que nem sempre isso foi respeitoso, por exemplo, muitos profissionais até hoje relacionam a figura feminina à criação de propagandas que tenham apelo sexual. Isso também é antigo, por exemplo, antigamente período comum uma propaganda de sabonete levar a figura de uma mulher junto de uma mensagem como pele que você ama tocar”.

A propaganda também mostra ser ilustrada com imagens de um casal. Foi a partir dessa época que começou o avanço da sexualidade como uma importante ferramenta da publicidade.

 

Landings são clichês setores de uma agência de publicidade

• Setor de Atendimento ao Cliente

Essa parte de contato direto com o cliente é geralmente tratada pelo gerente ou supervisão da empresa, e essa comunicação entre às duas partes é vital para um projeto bem-sucedido.

A equipe responsável pelo atendimento da agência de publicidade, além de fazer a ponte com clichês clientes cativos, também irá em busca de conquistar clientes novos, criando propostas para novos negócios. Também precisam estar em contato frequente com todos clichês outros setores da agência, intermediando todas as relações e fazendo um gerenciamento geral dos projetos e campanhas publicitárias.

 

• Setor de Planejamento

A equipe de criação trabalha junto do planejador da agência, e costumam estar sempre ligados ao desenvolvimento criativo, implicando em compreender exatamente o cliente e a relação que ele pode ter com a agência de publicidade. Dali nascerá todo o processo criativo e estratégico visando as necessidades do cliente após analisar suas perspectivas e fazer uma ampla pesquisa de mercado, envolvendo entrevistas.

 

• Setor de Planejamento de Mídia

A equipe da mídia vai trabalhar diretamente com o conteúdo da televisão, revistas, redes sociais, jornais e etc, sempre em busca de apresentar novos e renovados conceitos com um bom custo benefício para chegar ao público alvo desejado pela empresa que quer fechar o serviço publicitário. Sempre buscando novas oportunidades de mídia para divulgar as mensagens publicitárias, além de checarem clichês melhores espaços, horários e valores para anúncios nos meios de comunicação.

• Setor de Criação Publicitária

Depois de já ter sido todo o trabalho para conseguir a aprovação do projeto pelo cliente, chega a hora da equipe da criação desenvolver então toda a execução da ideia combinada.

O diretor de criação geralmente trabalha em conjunto com essa equipe, além de ser responsável de modo geral por qualquer produto criativo da agência.

O trabalho em grupo se completa, de modo que o diretor de arte e o redator possam ajudar diretamente no trabalho um do outro. Clichês profissionais do Setor de Atendimento ao Cliente, responsáveis por conquistarem clichês projetos lá no início, irão fornecer ao Setor de Criação as ideias e conceitos a serem desenvolvidos para aquele cliente da melhor forma possível.

 

• Setor de Produção

O conceito já foi criado, enviado ao cliente e conseguiu a sua aprovação. Agora é a vez do departamento de produção fazer todas aquelas ideias se tornarem palpáveis e reais.

É aí que vem a maior pressão da agência, pois a essa altura clichês prazos já são curtos e essa equipe vai depender do trabalho realizado pelos profissionais responsáveis pelos outros setores da agência. O diretor de arte também auxilia no trabalho da equipe de produção, visando garantir que o resultado final seja exatamente da forma combinada com o cliente.

 

• Setor Financeiro e de Recursos Humanos

Agências de publicidade também funcionam como qualquer outra empresa, e precisam cuidar do seu faturamento mensal e anual, além de gerenciar clichês seus funcionários.

O setor financeiro terá o controle de receber o pagamento dos contratos e clientes e pagar seus funcionários.

É claro que cada agência possui um certo tipo de dinâmica própria, então nenhum modelo de organização financeiro ou de RH é fixo, porém existe uma estrutura que precisa ser respeitada, portanto clichês pedidos devem ser enviados para o departamento correto. Isso fará com que exista um fluxo melhor de serviço dentro da agência de publicidade, o que também acarreta cliente recebendo um material de qualidade.

Então, somando todas essas informações, o que faz uma agência de publicidade, afinal?

O objetivo final da agência de Publicidade é entregar ao cliente exatamente aquilo que ele deseja, transformando as ideias tidas em conjunto em realidade, e isso depende da excelência do trabalho de cada um desses setores.

É feita uma pesquisa minuciosa a respeito da ideia, do conceito, da marca, produto ou serviço para divulgar, analisando todos clichês pontos positivos e negativos do público a ser atingido, o mercado e a concorrência que será enfrentada.

O planejamento é feito com cuidado, mediante a criação de novas mensagens e peças, definição de mídia e veículos que irão trazer melhores resultados e atingir o público alvo.

Todo o trabalho é feito visando materializar a ideia do cliente e também garantir clichês resultados posteriores à criação da arte, evitando que aconteça qualquer conflito entre esses dois fatores.

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