Conquistar posição de destaque nas principais ferramentas de comunicação pode trazer enormes benefícios para o seu negócio. Mas para uma marca, se ela quer um bom espaço por meio da mídia espontânea, ela precisa de estratégia. É aqui que o gato pula: como projetar e executar um plano de escritório de boas notícias.

Um processo completo de análise e preparação é necessário antes de você pegar uma caneta e papel ou sentar na frente de um computador e listar os lugares que deseja que apareçam.

Afinal, o que torna uma empresa famosa no mercado é como ela se posiciona e como investe em sua comunicação e divulgação.

Mas não pense que não é fácil ocupar espaço nas páginas de jornais, portais de notícias, revistas, programas de TV ou rádio. Você deve estar no lugar certo na hora certa.

Se o seu objetivo é construir uma boa reputação para o seu negócio, então suas ações devem ter objetivos específicos, um público-alvo claro, listas de mala direta qualificadas, palestrantes preparados e, o mais importante, medição eficaz dos resultados.

Vou falar sobre todos os pontos aqui. Mas antes vamos entender melhor como funciona a relação com a mídia.

 

O que a assessoria de imprensa faz?

A assessoria de imprensa é responsável por estabelecer o relacionamento da marca com a mídia. Ele atua como uma ponte entre o consultor e a mídia para buscar visibilidade.

Uma das principais atividades da consultoria é traçar o portador de inserção e possibilidade na mídia de forma orgânica e espontânea. Em outras palavras, os clientes não precisam pagar pelo espaço.

A decisão de conquistar esse espaço é a boa notícia que a assessoria de imprensa dá à mídia.

Portanto, para fazer um bom trabalho, a assessoria de imprensa precisa entender todas as características do negócio. Só assim será possível determinar a oportunidade de veiculação do serviço ou produto na mídia a partir do tema relacionado ao destinatário. Eles se tornarão notícia.

Mas é preciso definir a estratégia a ser seguida.

Então, como você desenvolve um plano de consultoria que produz resultados? Se você deseja promover o seu negócio de forma mais eficaz, você veio ao lugar certo: separamos as etapas para o sucesso e compartilhamos com você!

 

Como preparar um plano de consulta?

Determine uma meta

A clareza da primeira etapa é crítica para o sucesso de toda a estratégia. Em primeiro lugar, é necessário saber quais são os objetivos do plano de assessoria de imprensa.

Qual é o objetivo de lançar o produto? Você quer vender mais ou quer estabelecer autoridade em sua área? Essa ideia é ser famoso? Ou o posicionamento muda e precisa ser anunciado? Ou é uma crise de imagem que precisa ser resolvida?

O plano tem muitos objetivos possíveis. Saber o que você deseja alcançar é o início de qualquer conquista.

Portanto, não subestime a importância dos objetivos! Discuta com sua assessoria de imprensa o que a marca espera de seu trabalho.

Isso ajudará a construir a próxima etapa!

 

Determine o público-alvo

Depois que as metas forem listadas, será mais fácil atingir o público desejado. Você precisa determinar e saber quem deseja alcançar por meio de ações específicas. Desta forma, o caminho para a melhor estratégia ficará mais claro.

Dependendo da situação, o público pode ser identificado por meio de pesquisas específicas com clientes da empresa e clientes em potencial. Ou pode ser definido com base nos objetivos perseguidos pelo plano.

A falta de um alvo claro aumentará a chance de cometer erros na estratégia, porque eles não têm uma direção eficaz.

O mais importante nesta etapa não é o número de públicos, mas uma lista de quem realmente consumirá os serviços ou produtos fornecidos pela marca.

Falando em gols …

 

Criar e-mail

A boa publicidade e o relacionamento com a mídia devem ser focados e organizados. Defina quais ferramentas de comunicação irão atingir o público desejado, o que trará sucesso para sua estratégia.

Portanto, concentre-se nas áreas de atuação da marca, repórteres, influenciadores, seus e-mails e números de contato para listar as ferramentas de comunicação necessárias. Isso ajudará a obter comunicados de imprensa para promover ações.

Definir estratégia

Antes de pensar em definir as estratégias que serão utilizadas no plano de comunicação, entenda as mensagens-chave que precisam ser comunicadas.

Todas as ações a serem formuladas devem ser consistentes com ele. Isso promove o reconhecimento público dos ideais da organização. Mas e a estratégia?

Você deve ter em mente que o que você tem em mãos nem sempre atinge os objetivos que você deseja alcançar. E ele deve ouvir de sua assessoria de imprensa que esse assunto não se tornará notícia. Isso pode ser frustrante, mas você deve confiar no trabalho de seus funcionários. E pode participar do briefing, que é o momento de coletar informações.

Quando todas as informações possíveis forem coletadas e os objetivos traçados, a estratégia será definida com maior certeza: um passo de cada vez.

Quando isso acontecer, é hora de desenvolver uma estratégia de inserção a partir do melhor conteúdo coletado na newsletter. Dessa forma, as informações que a assessoria de imprensa fornece aos formadores de opinião ficarão mais seguras. E publicado em conformidade.

É sobre isso que falaremos a seguir.

 

Guia de compilação

Essas diretrizes definem o sucesso de toda a estratégia concebida até agora. Os conteúdos disponibilizados aos repórteres e as ferramentas de comunicação devem ser condizentes com o ramo de atividade da marca e com o seu negócio (seja um serviço ou um produto).

No entanto, o conteúdo relacionado à marca nem sempre interessa à mídia. Portanto, é importante estar atento às oportunidades: temas de mercado, questões factuais, datas específicas e aquelas relacionadas à área de atuação da marca podem ser a chave para o seu sucesso estratégico.

Quando a mídia está interessada na agenda de entrevistas proposta, também é importante determinar quem será o representante da empresa. Então, deixe-nos saber mais sobre isso.

 

Determine o porta voz

A eficácia do plano de assessoria de imprensa está intimamente relacionada à escolha de quem entrega as principais informações à mídia. É necessário determinar qual gerente ou técnico é mais capaz de dominar aquele tópico específico.

Além de conhecer em profundidade o tema da pauta, quem conversa com os repórteres também precisa entender com antecedência a particularidade do veículo. Desta forma, você poderá se comunicar com clareza e aproveitar ao máximo o espaço aberto.

Se o gerente ou técnico escolhido como palestrante não tiver habilidade para enfrentar microfones, câmeras e gravadores, todos os esforços feitos até agora serão em vão.

Mas acalme-se, também há uma solução: recomenda-se que os palestrantes recebam treinamento com antecedência para prepará-los para o contato com a mídia.

Esse tipo de treinamento é chamado de treinamento de mídia.

Dê mais um passo, agora vamos entrar na etapa final!

 

Resultados de rastreamento

Se você não puder medir o trabalho especificado no plano de comunicação, todos os esforços feitos até agora serão inúteis. Como entender seus resultados?

Você pode ter certeza que a execução do plano de assessoria de imprensa produzirá resultados surpreendentes!

Primeiro, é importante acompanhar todas as inserções por meio do monitoramento e edição diários. Os indicadores de monitoramento são cruciais.

Além disso, também é importante consolidar regularmente o que foi alcançado: O objetivo foi alcançado? O espaço planejado foi ocupado?

A estratégia foi implementada? Se sim, ótimo, isso mostra que estamos no caminho certo! Caso contrário, é hora de mudar a rota e desenhar um novo mapa de direção.

Essa é a função da assessoria de imprensa: cheia de vitalidade. Precisa estar constantemente atento aos indicadores que apresenta.

Dependendo da situação, terá efeito imediato, enquanto em outros casos terá efeito apenas de médio e longo prazo. Mas é essencial para a construção ativa da marca na opinião pública ou para o estabelecimento de autoridade em determinado campo.

Um bom plano de comunicação é muito útil para atingir esses objetivos.

Caso queira uma empresa profissional em assessoria de imprensa e assessoria de comunicação, entre em contato com a Tech Publicidade, Fone e WhatsApp: (11) 96368 7189