De onde tudo surgiu?

A assessoria de imprensa surgiu em 1906, quando o jornalista norte-americano Ivy Lee abandonou o jornalismo para estabelecer, em Nova York, aquele que é considerado o primeiro escritório de relações públicas do mundo.

Ivy Lee largou o jornalismo para atuar como relações públicas do empresário John Davison Rockefeller, que, à época, era considerado “o mais impopular homem de negócios dos Estados Unidos”, conforme aponta Manuel Chaparro no livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia.

Mais de cem anos se passaram e, nesse meio tempo, a assessoria de imprensa passou por muitas transformações. Dos tempos do jornal impresso à internet, as assessorias precisaram se reinventar, mas seguem como parte importante da comunicação de uma empresa.

Neste post, saiba mais sobre o que é assessoria de imprensa, por que ela é fundamental para sua empresa e muito mais. Boa leitura!

O que é assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é uma atividade de comunicação corporativa que tem como objetivo principal a obtenção de mídia espontânea para a empresa. Isso é feito, principalmente, por meio do contato com jornalistas que trabalham em diferentes veículos.

Um dos trabalhos da assessoria de imprensa é intermediar o diálogo entre a empresa e jornalistas dos meios de comunicação, evitando ruídos e promovendo o trânsito de informações para os veículos de mídia.

Hoje é possível encontrar assessorias de imprensa em empresas privadas, públicas e ONGs. E até mesmo pessoas físicas podem investir em uma assessoria. Isso pode ser feito contratando-se equipe interna ou, o mais comum, por meio de uma agência terceirizada.

Atenção: existe um outro termo, assessoria de comunicação, que pode ser confundido com assessoria de imprensa. Em tese, a assessoria de comunicação tem uma atuação mais ampla do que a assessoria de imprensa, incluindo, além dela, a publicidade e propaganda, o marketing e as relações públicas. Já a assessoria de imprensa é uma atividade de relações públicas especializada no relacionamento com a imprensa.

E, é claro, com a internet, atualmente o desenvolvimento de uma estratégia digital é um serviço cada vez mais oferecido pelas empresas que se denominam de assessoria de comunicação ou de imprensa.

Por que a assessoria de imprensa é fundamental para sua empresa
Mais do que uma ferramenta de fortalecimento de marca, a assessoria de imprensa representa a transparência do seu negócio, pois é uma porta sempre aberta para o jornalista buscar respostas para assuntos de interesse da sociedade. Além disso, ela é o canal onde a credibilidade da empresa será cimentada.

 

Conheça alguns pontos que tornam a assessoria de imprensa fundamental para a sua empresa:

Gerenciamento de crises
Essa talvez seja a vantagem mais visível da assessoria de imprensa. São nos momentos mais difíceis que os bons relacionamentos demonstram sua importância. Crises podem ser catastróficas para a imagem e para os resultados financeiros de um negócio, seja qual for o seu porte.

É o profissional da assessoria, com sua experiência, que poderá traçar a melhor estratégia comunicativa para que uma falha na produção ou na gestão não se transformem em danos irreversíveis para a imagem e para a credibilidade da marca.

Geração de mídia espontânea
O discurso da empresa é mais forte quando não é ela a falar de si mesma. E nesse ponto a assessoria de imprensa é mais eficaz do que a publicidade. Com o trabalho de divulgação de releases e sugestão de fontes e pautas, a assessoria oferece aos jornalistas informação qualificada e de interesse para ambos os lados.

Assim, é possível garantir um espaço precioso em diferentes meios de comunicação — e o melhor: sem pagar por isso. Além do espaço midiático gratuito, a mídia espontânea fortalece a imagem da organização e do assessorado e qualifica seu discurso ao relacioná-lo a um espaço de grande relevância para o seu público.

Facilitação do diálogo com os jornalistas
Os jornalistas da redação recebem inúmeros e-mails diariamente com as mais diferentes sugestões para matérias. Até o fim do dia, a maioria deles vão direto para a lixeira sem ao menos serem abertos.

Uma boa assessoria de imprensa facilita o acesso a esses profissionais, pois já cultivou um relacionamento com eles, conhecem suas rotinas e preferências de pautas e dessa forma, poderá emplacar com menos dificuldade a pauta de interesse da empresa assessorada.

Orientação dos porta-vozes da empresa
Todo o trabalho estratégico de planejamento e divulgação será em vão se os porta-vozes da organização não estiverem preparados para falar com os jornalistas. É também trabalho da assessoria de imprensa orientar e treinar quem fala pela negócio, alinhando o tom que deverá ser dado à entrevista de acordo com a pauta e com os objetivos desejados. Esse trabalho é chamado de media training. Para saber mais, leia nosso post sobre o tema.

Reconhecimento da marca
As informações trabalhadas pela assessoria de imprensa aumenta a capilaridade desse conteúdo para públicos potenciais de outros territórios geográficos, que não os de atuação da empresa, aumentando seu reconhecimento de marca e credibilidade. Podendo inclusive, abrir espaço para novos negócios.

Ferramentas da assessoria de imprensa
Para o assessor de imprensa dar conta de todas essas tarefas, há uma série de ferramentas mais comuns que são usadas no dia a dia da assessoria. Conheça agora as principais.

Press release
O press release é a ferramenta mais básica da assessoria de imprensa. Esse texto é escrito em formato de notícia e tem como objetivo comunicar aos veículos de comunicação sobre um acontecimento da empresa. É importante que seja redigido por um profissional que domine a linguagem jornalística. Assim, quando o jornalista receber o release na redação, as chances de aproveitá-lo na produção de uma matéria serão maiores.

Clipping
O clipping é outra atividade clássica da assessoria de imprensa. Por meio do clipping, o assessor avalia o resultado do seu trabalho, descobrindo quais menções foram feitas à empresa nos principais veículos de comunicação.

Antes feito com o recorte de jornais, com o avanço da internet foi modernizado, e hoje pode ser feito de forma digital. Hoje há ferramentas no mercado que tornam o trabalho de fazer clipping mais fácil e automatizado. Permite monitorar as notícias e receber alertas quando algo foi falado sobre as palavras-chave que você está monitorando.

Site e redes sociais
Como falamos, as assessorias de imprensa precisaram estender seus serviços também à internet. Por isso, outras ferramentas que assessores de imprensa precisam dominar atualmente são os sites e redes sociais. Esses canais são fundamentais para a comunicação com a imprensa e também com o público da empresa.

Desafios atuais das assessorias de imprensa
Como falamos, a internet trouxe uma série de transformações para o trabalho das assessorias de imprensa. Na era da informação, a maneira como as pessoas consomem conteúdos mudou e, junto com ela, a atuação dos veículos de comunicação. Sendo assim, a assessoria, que lida diretamente com os jornalistas, também precisou se adaptar.

Embora possa parecer assustador no início, as novas mídias já fazem parte do cotidiano. Ignorá-las, portanto, é pedir para ser ultrapassado rapidamente. Com a internet, é possível fazer a divulgação dos seus clientes em diferentes canais e alcançar o público-alvo desejado.

Nesse contexto, conheça alguns dos principais desafios enfrentados por assessorias de imprensa atualmente.

Fazer uma estratégia digital
Muitas empresas que procuram assessorias de imprensa e de comunicação atualmente querem mais do que aparecer na imprensa. Elas querem “ter uma presença na internet”. Para seguirem competitivas no mercado, assessorias de imprensa ou de comunicação precisam adicionar estratégias digitais aos serviços que oferecem. E, assim, termos como marketing de conteúdo, SEO e inbound marketing foram entrando no vocabulário dos profissionais de assessoria.

Apesar disso, muitos assessores, principalmente os que estavam acostumados com o mundo offline, podem resistir a essas mudanças.

Ir além do texto
Outro desafio enfrentado pelas assessorias é a adequação a outros formatos de conteúdo. Antes da internet, o trabalho do assessor era bastante voltado ao texto. Na internet, no entanto, os recursos visuais ganharam protagonismo. Por isso, é preciso adaptar os conteúdos a outros formatos, como vídeos e infográficos.

Nesse sentido, o assessor acaba precisando ser multimídia, dominando diferentes ferramentas, como software de edição de imagem e de vídeo que deixem os conteúdos mais interessantes e atrativos para o público.

Lidar com as crises nas redes sociais
Certo, o gerenciamento de crises sempre foi trabalho do assessor de imprensa. Acontece que, na internet, uma crise pode se alastrar muito mais rápido. Sites como ReclameAqui e as redes sociais deram voz aos consumidores, por isso é importante estar presente nesses canais e saber o que é falado sobre o cliente na internet.

Gerenciar as crises na internet exige uma ferramenta de monitoramento de notícias, além de um software que faça esse trabalho nas redes sociais. Como em qualquer gerenciamento de crise, é importante também ser transparente e definir um tom de voz adequado para cada um dos canais.

Analisar os resultados
Na internet, é possível medir tudo. E essa exigência também tem recaído sobre as assessorias de imprensa. Os clientes querem números e resultados que muitas vezes o assessor não estava acostumado a analisar. Para isso, o profissional precisa contar com boas ferramentas, que ajudem a medir se o release ou a matéria foi publicada, onde e quantas vezes, dentre outras métricas.

O trabalho da assessoria de imprensa é essencial para que a empresa se relacione bem com a mídia. Se você trabalha em assessoria e busca resultados melhores para os seus clientes, saiba que uma maneira de fazer isso é investindo em monitorar as notícias publicadas.

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