Voltamos galera para mais novidades de mercado. A matéria a seguir, foi escrita pela escritora Australiana Sophia Smith, ela é uma blogueira de moda, beleza e estilo de vida. Ela é muito apaixonada por projetos de fotografia, tecnologia, design de interiores e bricolage. Sophia escreve principalmente em tópicos relacionados à beleza e moda, principalmente através de blogs e artigos. E surgiu recentemente com essa matéria super interessante para novas tendências no Marketing Digital e tecnologia para sua casa e empresa, muito legal. Segue a dica.

 

5 Tendências e Inovações de Marketing Digital para 2020

Quando você precisar de assistência culinária durante o processo, peça a Alexa para ajudá-lo nas conversões de medição. A caminho de um restaurante novinho em folha? Você confere as resenhas do Facebook e as classificações do Google. Se você está entediado em seu trajeto para o trabalho, provavelmente verá histórias do Instagram e vídeos postados, mas sem o som. 

Essas podem parecer peculiaridades comportamentais sem sentido expressadas pelo indivíduo moderno em termos de digital, mas, na verdade, são tendências de mudança no setor que estão mudando a forma como as marcas modernas se posicionam online. As empresas precisam entender com precisão quais comportamentos dos clientes afetarão suas campanhas de marketing para implementá-las à medida que essas mudanças ocorrerem. Para 2020, algumas mudanças são mais relevantes que outras, por isso é vital permanecer à frente do jogo e implementá-las em sua própria estratégia digital.

1 – Automação é a nova norma

Com tantas tomadas digitais para cuidar, as marcas precisam garantir que estejam constantemente disponíveis para seus clientes, sem demora. A única maneira de fazer isso sem sobrecarregar seus ocupados agentes de suporte ao cliente é utilizar as mais recentes ferramentas de automação, como chatbots orientados por IA, que cuidarão de seus clientes enquanto retratam sua marca da melhor maneira possível.

A automação de postagens sociais, até partes da sua otimização e uma série de outras estratégias de marketing estão se tornando mais essenciais a cada dia para dar à sua empresa a vantagem necessária para o sucesso.

2 – Tornando-se pessoal quando você está falando

Não, usar o primeiro nome do seu cliente no e-mail não é mais suficiente. A personalização sofreu uma reformulação nos últimos anos para obter uma nova profundidade: agora as marcas precisam fornecer conteúdo personalizado, usar segmentação de e-mail refinada e coletar dados de clientes a cada passo do caminho.

A mineração de dados entre plataformas e a análise de dados complexa permitem que as empresas levem a personalização para um nível totalmente novo, de modo a diferenciar sua experiência de todas as outras. É a base para estabelecer um vínculo emocional e aumentar a lealdade do cliente nos próximos meses.

3- Estratégias de SEO refinadas

Regiões de rápido avanço, como Hong Kong, pressionam mais os negócios locais para criar estratégias competitivas de SEO, de modo a classificar mais alto e manter sua presença digital. Como resultado, uma marca nessas áreas altamente competitivas frequentemente colabora com uma empresa de SEO em Hong Kong para permanecer constantemente à frente das últimas tendências de otimização e ser relevante em seu setor.

O SEO está mudando excepcionalmente rápido, especialmente se as marcas desejam classificar local e globalmente, e os profissionais do setor alimentam suas estratégias com coleta avançada de dados, análise do comportamento do cliente e adaptação contínua. Em essência, o marketing digital dependerá mais do que nunca de especialistas em SEO com visão de futuro para fornecer uma presença mais forte às empresas mais competitivas do mercado.

4 – As vozes dos clientes são importantes – literalmente

Assim como você pede à Alexa para ajudá-lo com essa receita ou para o Google dar instruções enquanto você dirige, hoje os clientes gostam da conveniência da pesquisa por voz para navegar. Esse simples fato levou os mecanismos de pesquisa a tratar a pesquisa por voz como um fator de classificação relevante, especialmente porque a tendência está mostrando o potencial de crescimento nos próximos meses.

Dito isto, as empresas precisam se adaptar não apenas melhorando seu conteúdo para refletir a tendência da pesquisa por voz. Eles também têm a opção de usar a IA para ir além da pesquisa por voz diretamente no comércio por voz. Agora, os clientes podem usar seus assistentes de voz para fazer compras, e cabe às marcas tornar esse processo simples e otimizado.

5 – Social shopping

A mídia social não é mais apenas um engajamento – embora o engajamento nunca seja “apenas” algo, é a base da retenção e lealdade do cliente. As redes sociais agora são plataformas de compras no sentido mais literal e, embora muitas ainda optem por manter as vendas de seus sites exclusivamente, o jogo de compras está lentamente se inclinando para se tornar mais social. Por quê? Porque 54% dos usuários usam as mídias sociais para explorar produtos, no mínimo, mostrando a intenção desde o início. Com o Instagram Checkout disponível, você pode ativar postagens que podem ser compradas em sua estratégia social e encurtar a jornada de cada seguidor nesta plataforma.

Simplificar a experiência de compra e manter o checkout o mais rápido possível ainda são uma prioridade. Agora, você pode infundir sua estratégia social com um toque lucrativo que posicionará sua marca ainda melhor para seu público social.

Embora o marketing digital seja o mais fluido possível, você precisa garantir que sua empresa implemente sem demora as últimas tendências relevantes para garantir um melhor posicionamento e uma reputação mais forte nos próximos meses. O tempo todo, você precisa ficar de olho nas soluções de marketing inovadoras que podem surgir e perturbar o setor, de modo a fornecer a seus próprios clientes a melhor experiência que eles poderiam desejar.